Livros

Esta lista aparece por ordem de lançamento dos livros de J.R.R. Tolkien, com as datas de publicação originais e alguma descrição, se houver. Os títulos em vermelho são ensaios ou apresentações de Tolkien, e não possuem descrição por não ter muito a ver com seu universo fantástico. Aparece também entre parenteses o nome dos livros traduzidos e também suas capas:

1936 - Songs for the Philologists

1937 - The Hobbit (O Hobbit)



Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é pertubado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro de Smaug, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!
Escrito para os filhos de J.R.R. Tolkien, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um dos livros mais influentes de nossa geração.

1945 - Leaf by Niggle (Sobre Histórias de Fadas)



Tree and Leaf (no Brasil,Sobre Histórias de Fadas) é um livro escrito por J. R. R. Tolkien, e contém dois trabalhos do mesmo. Os trabalhos são uma versão revisada de um ensaio feito On Fairy-Stories (Sobre Histórias de Fadas) e Um conto alegórico chamado Leaf by Niggle (Folha por Niggle, publicado originalmente em Dublin Review, em 1945). Ambas as partes foram incluídas na coleção The Tolkien Reader ,em 1966, e também apareceram em várias coleções subseqüentes.

1945 - The Lay of Aotrou and Itroun

1949 - Farmer Giles of Ham (Mestre Gil de Ham)



Mestre Gil de Ham é uma história curta escrita por J.R.R. Tolkien, em 1947, e publicada em 1949, com o título "Farmer Giles of Ham". A história tem por personagens principais Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo ou, simplesmente, Mestre Gil de Ham, Garm, seu cachorro medroso, e Chrysophylax Dives, um dragão rico e ardiloso. No Brasil, o livro foi lançado pela Martins Fontes. O personagem também tem uma égua cinzenta e uma espada chamada Caudimordax que significa Morde-cauda.

1953 - The Homecoming of Beorhtnoth, Beorhthelm´s Son

1954 - The Fellowship of the Ring (A Sociedade do Anel)



The Fellowship of the Ring (A Sociedade do Anel) é o nome do primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis. Narra o início da história do Um Anel, tendo como principal aspecto a formação de uma Sociedade que deveria levar o Anel para a Montanha da Perdição a fim de destrui-lo.
O livro é dividido em dois: o primeiro conta a história desde O Condado até a chegada em Valfenda, já o segundo conta da decisão de se criar uma Sociedade para levar o Anel até Mordor até o momento em que a sociedade se desfaz nas Cataratas de Rauros.

1954 The Two Towers (As Duas Torres)



As Duas Torres é o nome do segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis. Narra a continuação da história desde o rompimento da Sociedade do Anel. O titulo do livro trata das Torres de Orthanc(Isengard) e Minas Morgul.

1955 - The Return of the King (O Retorno do Rei)



The Return of the King é o título do terceiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis. Nele estão narrados os últimos feitos de Frodo Bolseiro como portador do anel e o destino de toda a Sociedade do Anel. J.R.R.Tolkien, autor dos livros, deixou neste volume uma série de apêndices enriquecedores que ajudam a compreender melhor seus livros.

1962 - The Adventures of Tom Bombadil (As Aventuras de Tom Bombadil)



As Aventuras de Tom Bombadil é uma coletânea de poesias escritas por J.R.R Tolkien e publicada em 1962. O livro contém 16 poemas, mas apenas dois tratam de Tom Bombadil, um personagem que é mais conhecido por seu encontro com Frodo Bagginsem A Sociedade do Anel (o primeiro volume de O Senhor dos Anéis). O resto dos poemas são uma coletânea de versos e rimas dos contos de fadas da Terra-Média. Dois dos poemas aparecem em O Senhor dos Anéis também.

1964 - Tree and Leaf (Sobre Histórias de Fadas)

Já comentado acima.

1966 - Bilbo's last Song

Bilbo's Last Song (Última Canção de Bilbo) é um poema escrito por J. R. R. Tolkien e por ele presenteado à sua secretária, Joy Hill, em 1966. Nele Bilbo, herói aventureiro de O Hobbit, é retratado antes de deixar a Terra-média para pegar um navio com destino às Terras Imortais além do pôr-do-sol, ao fim de O Senhor dos Anéis. Ocorrendo concomitantemente está uma série de cenas de O Hobbit; então Bilbo relembra sua primeira jornada enquanto contempla sua última.

1966 - The Tolkien Reader



The Tolkien Reader é uma antologia de obras de J. R. R. Tolkien. Possui uma variedade de contos, poemas, um jogo, e alguns textos de não-ficção de Tolkien, foi publicado em 1966 por George Alwin & Unwin Ltd.

1967 - Smith of Wootton Major



Smith of Wootton Major é um conto escrito por Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis e publicado em 1967. O livro começou como uma tentativa para explicar o significado de Faery, o Belo Reino através de uma história curta sobre um cozinheiro e seu bolo, tanto que o nome original seria O Grande Bolo. A história serviria como um prefácio de Tolkien para George MacDonald, autor da famosa história de fadas The Golden Key. Mas a história de Tolkien cresceu e se tornou à parte. Não tem ligação com o legendário da Terra-média, exceto pelo fato de haver um viajante que vai a uma terra que fica longe do mundo "normal" e fora do alcance de mortais.


1975 - Sir Gawain and the Green Knight, Pearl and Sir Orfeo (junto com E. V. Gordon)



Dom Galvão e o Cavaleiro Verde (em inglês Sir Gawain and the Green Knight) é um romance em versos aliterativos do século XIVescrito em inglês médio. O personagem principal da história é D. Galvão (Sir Gawain), um cavaleiro da távola redonda e sobrinho do rei Artur. A obra inscreve-se, assim, no ciclo arturiano da chamada Matéria da Bretanha da literatura medieval. Sir Orfeu, um livro datado do fim do século treze ao início do quatorze, representa uma mistura do mito de Orfeu grego com a mitologia e o folclore céltico que inclui fadas, introduzido na cultura inglesa através de baladas no Antigo franco-bretão de poetisas como Marie de France.

1975 - Guide to the Names in The Lord of the Rings 

1976 - The Father Christimas Letters




The Father Christmas Letters é uma coleção de cartas escritas e ilustradas por J.R.R.Tolkien entre 1920 e 1942 para seus filhos, passando-se por Papai Noel. Fala sobre as aventuras do Papai Noel e seus ajudantes.

1977 - O Silmarillion

Quando O Senhor dos Anéis foi publicado, as histórias de O Silmarillion já existiam em suas versões iniciais, escritas em velhos cadernos, muitas vezes às pressas e a lápis. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículos e registros de suas reflexões mais profundas. Em O Senhor dos Anéis, são narrados os grandes eventos do final da Terceira Era. O Silmarillion relata acontecimentos de uma época muito anterior. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Morgoth, o Senhor do Escuro, que habitava a Terra-Média, roubou essas pedras preciosas e as engastou em sua coroa de ferro. Para recuperá-las, os altos-elfos travam uma guerra prolongada e sem esperança contra o grande Inimigo.

1980 - Unfinished Tales of Númenor and Middle Earth (Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média)

Publicado pela primeira vez em 1980, sete anos após a morte de J. R. R. Tolkien, o livro abriga diversas narrativas que não estão concluídas. Chegam a um final abrupto, com indicações vagas de como a história continuaria a partir dali, ou possuem diversas versões conflitantes, sem que Tolkien tivesse optado definitivamente por nenhuma delas. Contos Inacabados foi trazido a tona pelo filho de Tolkien, Cristopher, a partir de rascunhos e anotações das histórias míticas e lendas esquecidas dos arquivos de seu pai. Além de apresentar, Christopher, recheia o textos com notas explicativas, na tentativa de esclarecer os fatos e informações. Além, de redesenhar o mapa de O Senhor dos Anéis em escala maior, reproduzindo o único mapa de Númenor feito por Tolkien. Contém a única história que sobreviveu das longas eras de Númenor antes de sua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a lenda de Amroth. O livro está dividido em seções correspondentes às Três Eras da Terra-média, com narrativas ligadas a essas respectivas épocas, além de uma última seção com temas diversos.

1981 - Letters of JRRT, ed. Humphrey Carpenter



As Cartas de J. R. R. Tolkien é um livro em que se reúne uma compilação de trechos de cartas escritas por John Ronald Reuel Tolkien, organizado por Humphrey Carpenter e com a assistência de Christopher Tolkien, apenas algumas cartas foram usadas devido a grande quantidade de cartas escritas por J. R. R. Tolkien para diversos destinatárias durante sua vida, desta forma o livro mostra através das cartas de Tolkien o curso da vida do autor, tendo sido omitido pontos muito pessoais das cartas, os editores livro partiram, como relatam, do pressupondo que o leitor já tenham bom conhecimento sobre os detalhes da obra de Tolkien.

1982 - Mr Bliss, ed. Alan Bliss

1982 - Finn and Hengest: The Fragment and the Episode, ed. Alan Bliss



1983 - The Monsters and the Critics

1983 - The History of Middle-earth

The History of Middle-earth, é uma série de doze volumes, publicado de 1983 a 1996, que compila e analisa o material relativo à obra de J. R. R. Tolkien. O livro foi preparado, compilado e editado pelo filho do autor, Christopher Tolkien. Parte do conteúdo são versões antigas de trabalhos publicados, enquanto outra parte é de material inédito. Esses livros são extremamente detalhados, muitas vezes analisando pedaços de papel que deram a evolução de dois ou três versões diferentes de uma passagem reescrita sobre a outra. Christopher Tolkien documentou a história tanto quanto possível com as anotações de seu pai, mas muitos outros textos não publicados permanecem nas bibliotecas da Bodleian and Marquette University e nas mãos de particulares, como a Elvish Linguistic Fellowship. Os primeiros cinco livros são sobre a história antiga do Silmarillion e textos relacionados. Do seis ao nove tratam do desenvolvimento de O Senhor dos Anéis; o número nove também discute a história de Númenor na formação do The Notion Club Papers. Os números dez e onze voltam ao Silmarillion, incluindo os Anais de Beleriand e os Anais de Aman. O livro doze discute o desenvolvimento dos Apêndices de O Senhor dos Anéis e escritos aleatórios dos últimos anos de vida de Tolkien.

São os doze livros e seus nomes, em inglês, e são descritos logo após:

1 - The Book of Lost Tales 1 (1983)
2 - The Book of Lost Tales 2 (1984)
3 - The Lays of Beleriand (1985)
4 - The Shaping of Middle-earth (1986)
5 - The Lost Road and Other Writings (1987)
6 - The Return of the Shadow (The History of The Lord of the Rings v.1) (1988)
7 - The Treason of Isengard (The History of The Lord of the Rings v.2) (1989)
8 - The War of the Ring (The History of The Lord of the Rings v.3) (1990)
9 - Sauron Defeated (incluído The History of The Lord of the Rings v.4) (1992)
10 - Morgoth's Ring (The Later Silmarillion v.1) (1993)
11 - The War of the Jewels (The Later Silmarillion v.2) (1994)
12 - The Peoples of Middle-earth (1996)

1983 - The Book of Lost Tales I



Este primeiro livro conta a história de toda a concepção da Terramédia e Valinor. Nele está a completa e gloriosa história que Tolkien deu vida, com seu clássico romance da Trilogia do Anel.

1984 - The Book of Lost Tales II



Esta segunda parte do "Livro dos Contos Perdidos" traz o conto de Beneren e Luthien, Turin e o Dragão, O Colar dos Anões e a Queda de Gondolin. Cada conto é seguido de um comentário na forma de um pequeno ensaio, junto com textos e poemas associados e também informações dos nomes e vocabulário do início das línguas élficas.

1985 - The Lays of Beleriand



Histórias e lendas para os antigos e novos fãs da Terramédia. Ouça a história dos primeiros anos de Turin, o Alto enquanto ele inicia a jornada para encontrar seu pai. Leia sobre seu resgate por Beleg, o Bravo, e do destino obscuro que assombra a sua amizade. Este volume apresenta um prelúdio crucial para a saga do Senhor dos Anéis, acompanhado pela análise de C.S. Lewis. Dois contos que aparecem no Silmarillion são apresentados neste volume em suas versões iniciais (a tragédia de Turin Turambar e o épico de Beren e Luthien).

1986 - The Shaping of Middle Earth



Poemas e prosa, mapas e cronologias... Christopher Tolkien reuniu material que seu pai usara para criar o mundo e a história por trás de suas histórias clássicas. Este volume apresenta as primeiras versões dos primeiros contos; da criação dos mitos à queda de Morgoth, cronologia dos eventos em Beleriand, o primeiro mapa do Silmarillion e a única descrição conhecida da natureza física do universo da Terramédia. Anotações detalhadas mostram as alterações na pronúncia dos nomes élficos e laços entre os eventos que levaram a Guerra do Anel.

1987 - The Lost Road and Other Writings



A História inacabada de Tolkien, The Lost Road, apresenta o original da destruição de Númenor, um elemento chave da Segunda Era da Terramédia. Christopher Tolkien apresenta os textos próximos à "O Senhor dos Anéis", este volume oferece novas análises sobre a evolução da Terramédia.

1988 - The Return of the Shadow



Neste sexto volume a história alcança "O Senhor dos Anéis". No "The Return of the Shadow" (título que foi cogitado para o primeiro volume da trilogia) Christopher descreve, com citações completas das anotações mais antigas, planilhas, rascunhos de narrativa, a intrincada evolução que O Senhor dos Anéis recebeu, já que no início ele foi pensado para ser apenas uma continuação de "O Hobbit". Muita coisa encontrada nos textos não condizem com a versão final mas pode-se ver claramente as evoluções nos textos, história e caracterização dos personagens: os companheiros de Frodo tem seus nomes e personalidades alteradas constantemente, Barbarvore aparece sinistro e aliado ao inimigo, e o Fazendeiro Maggot aparece como sendo feroz e maldoso. A história do livro para por um bom tempo, quando a Comitiva do Anel se defronta com a tumba de Balin nas Minas de Moria, ainda sem a presença de Gimli e Legolas. O livro é ilustrado com reproduções dos primeiros mapas e manuscritos

1989 - The Treason of Isengard



Este volume continua contando a saga iniciada no The Return of the Shadow, aumentando as descrições do conto com novas raças, novas terras ao sul e leste das Montanhas Sombrias: o aparecimento de Lothlorien, dos Ents, dos Cavaleiros de Rohan e de Saruman, o Branco em sua fortaleza de Isengard. Editado com comentários de Christopher, este volume traz uma série de eventos importantes para a história da Terramédia ainda em seus primeiros rascunhos. O livro ainda vem com um mapa que serviu de base para a geografia da Terramédia, um apêndice para o alfabeto das Runas e uma análise do Livro de Mazarbul, encontrado ao lado da tumba de Balin nas Minas de Moria.

1990 - The War of the Ring



Este volume inicia-se com a Batalha de Helm's Deep, passando pela queda de Isengard pelos Ents, continuando com a jornada de Frodo, Sam e Gollum na Passagem de Cirith Ungol, descreve a guerra de Gondor e termina com Gandalf e o embaixador do Senhor Escuro se encontrando nos Portões Negros de Mordor. Desenvolvimentos que se tornam a narrativa central da trilogia são apresentados aqui: a palantir destroçada nas escadas de Orthanc, sua natureza desconhecida para o autor bem como para aqueles que a viram cair, ou a entrada de Faramir na história. Novamente, todos os textos editados e comentados por Christopher Tolkien, e a inclusão dos planos e desenhos das concepções de Orthanc, Dunharrow, Minas Tirith e os túneis da toca de Laracna.

1992 - Sauron Defeated



Na primeira parte de Sauron Defeated, Christopher Tolkien completa seus comentários dos textos de O Senhor dos Anéis, começando com o resgate de Frodo por Sam, e dando uma nova e diferente visão dos acontecimentos do Condado. Esta parte termina com versões de um epílogo nunca antes publicado, um fim alternativo onde Sam tenta explicar a seus filhos a partida de Bilbo e Frodo. A segunda parte introduz "The Notion Club Papers" agora publicado pela primeira vez. Escrito por Tolkien no intervalo entre As Duas Torres e O Retorno do Rei ( 1946-46), estes escritos misteriosos descobertos recentemente reportam discussões acadêmicas de um clube literário em Oxford nos anos de 1986/87 que lembram muito as discussões dos Inklings.

1993 - Morgoth's Ring: The Later Silmarillion, Part One



Neste volume, o décimo da série e o primeiro dos apêndices, Christopher descreve e documenta as lendas dos Elder Days, enquanto eram trabalhadas pelo seu pai após ele ter completado "O Senhor dos Anéis". O texto do Annals of Aman, a "Blessed Land" à oeste são apresentadas em seus textos completos. Os problemas enfrentados por Tolkien, revisão de antigas narrativas e novas idéias radicais nos seus últimos anos. Neste período Tolkien escreveu sobre as origens e destino dos elfos, a idéa da ressureição élfica, origens dos orcs e a Queda dos Homens. Neste volume o texto "Debate of Finrod and Andreth" é reproduzido na íntegra. Segundo as palavras de Christopher: "Este livro é sobre Morgoth" e nas palavras do próprio JRR Tolkien, "toda Terramédia era o anel de Morgoth".

1994 - The War of the Jewels: The Later Silmariollion, Part Two



Neste volume e no próximo ( o vol.12) Christopher reconta com os textos originais a evolução do trabalho de seu pai no Silmarillion, a lendária história da Primeira Era, da finalização de "O Senhor dos Anéis" até a morte de Tolkien. No War of the Jewels a história volta à Terramédia, e relata o conflito entre elfos e homens, finalmente aqui a longa história iniciada no Silmarillion, de seu início no Livro dos Contos Inacabados está completa. O estado final da obra deixada inacabada por causa da morte do autor pode agora ser entendida. Um elemento chave é a história publicada pela primeira vez aqui, sobre a saga de Turin Turambar e sua irmã Nienor. Este é o conto que relata a tragédia que caiu sobre o povo da floresta de Brethil. O texto completo do Grey Annals, uma relato primário sobre The War of the Jewels é relatado na íntegra. Um longo ensaio sobre os nomes e relações dos povos da Terramédia além de mais informações sobre os Valar.

1996 - The Peoples of Middle-Earth


Em 1937 quando Tolkien deixou de lado o Silmarilion, a extensão de sua mitologia original nas eras antigas do mundo havia emergido de forma insuficiente. Ele próprio dizia saber pouco sobre as pessoas e sua história até que ele "as encontrava pelo caminho". A dificuldade quase desesperadora em preparar os apêndices atrasou até mesmo a publicação de "O Retorno do Rei". Neste livro Christopher mostra que o trabalho foi feito em ensaios e trabalhos que diferem das formas publicadas. Outros escritos de JRR Tolkien estão incluídos neste livro que foram escritos em seus últimos anos de vida.

1995J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator

1998 - Roverandom



Roverandom é uma pequena história escrita por John Ronald Reuel Tolkien em 1925, onde conta as aventuras de um cãozinho chamado Rover que foi transformado em um brinquedo de porcelana por ter irritado um mago. Para voltar a ser um cão normal, Rover tem de ir até a lua e sob o mar a fim encontrar outra vez o mago, que se chama Artaxerxes. O animal é comprado por um garoto de nome Dois, que o perde. Começa a aventura e Rover começa a se chamar de Roverandom e segue em busca do mago, para que seja transformado novamente em um cão de verdade e possa voltar para seu dono, Dois.O autor escreveu Roverandom para seu filho Michael Tolkien, para diverti-lo após a perda de seu brinquedo favorito - um cão.

2002 - A Tolkien Miscellany

2005 - Guide to the Names in The Lord of the Rings

2007 - The Children of Húrin (Os Filhos de Húrin)



Os Filhos de Húrin, ou Narn i Chîn Húrin, é um dos livros da obra do escritor J.R.R.Tolkien. Lançado em 2007, é o mais recente publicado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, executor do espólio literário de J.R.R.Tolkien, que fez um trabalho de compilação e edição das notas de seu pai. Sendo esta uma publicação póstuma, a história contida neste livro foi iniciada pelo seu autor há várias décadas, mais precisamente em 1914. Avaliando os excertos contidos em O Silmarillion e Contos Inacabados, esta é talvez uma das criações mais obscuras deTolkien. É uma história sobre maldição e a impossibilidade de escapar a uma condenação ditada por Morgoth, o Sinistro Inimigo do Mundo. A história sobre a incapacidade de um homem de assumir as rédeas do seu próprio destino e desafiar as forças que aprisionam e limitam a sua vida.

2007 - The History of The Hobbit

2008 - Tales from the Perilous Realm



Um compilado sobre as histórias menos conhecidas de Tolkien. O gordo e nada heróico fazendeiro Giles de Ham é chamado para uma batalha com o dragão Chrysophylax; Niggle o artista que quer pintar a árvore perfeita em Leaf by Niggle; hobbits, princesas, anões e trolls participam das Aventuras de Tom Bombadil; e o Major Smith de Wootton faz uma jornada até a Terra das Fadas pelos ingredientes mágicos de um bolo gigante.

2009 - The Legend of Sigurd and Gudrún

Fonte: Wikipedia.