História de Arda II

As Eras da Escuridão
O Exílio dos Noldor e a Guerra das Jóias

Enquanto o continente de Aman era abençoado pela luz das Árvores crescendo em sabedoria e vida, a Terra Média estava mergulhada no que foi chamado de Eras da Escuridão. Isso porque as montanhas Pelóri barravam a luz das Árvores.Foi durante estas Eras que Melkor escavou as infernais cavernas de Utumno abaixo das Montanhas de Ferro. Com determinação e habilidade diabólicas Melkor construiu lugares assombrosos. Labirintos intermináveis, corredores escuros, masmorras de pedra, fogo e gelo, câmaras de tortura e outros salões de dor e medo.
Até mesmo os Valar não sabem o tamanho e profundidade destas cavernas, e é bem possível que algum dos servos diabólicos de Melkor ainda durma esquecido em uma delas.Em Utumno o Senhor do Escuro reuniu um grande exército. Todas as criaturas distorcidas e maléficas dos mundo atenderam ao seu chamado, seu número era grande e crescia cada vez mais por Melkor nunca parava de criar novas e mais terríveis criaturas. As lendas dos elfos contam que todas as serpentes do mundo foram criadas em Utumno, seu reino escuro era o lar de Lobisomens e Vampiros, insetos que se alimentavam de sangue e de todas as criaturas que rastejam e deslizam pela terra.
Utumno era comandada pelos mais poderosos servos de Melkor, os espíritos Maiar de fogo chamados por todos de Balrogs. O maior dentre todos era o Alto Capitão de Utumno, Gothmog o Balrog.Melkor era sábio o bastante para não contar apenas com um centro de poder. Logo depois da queda das Lâmpadas e da destruição do Reino e Almaren ele aumentou seu poder nas regiões a oeste das Montanhas de Ferro. Lá Melkor construiu sua segunda fortaleza que nomeou Angband, mas que era conhecida pelos elfos como A Prisão de Ferro.
Angband era menos poderosa que Utumno, mas não menos terrível. Em capacidade de causar medo e dor ela ela praticamente se igualava a Utumno. Todos os belos elfos e outros povos livres de Arda que caíam em suas mãos encontravam uma vida pior que a morte escavando as infernais minas de Anband e vivendo acorrentados em meio a Orcs e outras criaturas desprezíveis.Sabendo que precisava de alguém no controle de Angband, Melkor nomeou o Maia feiticeiro Sauron como seu principal tenente e mestre daquela fortaleza. Exceto pelos olhos guardiões de Manwë o Senhor dos Ventos, olhando de cima da montanha sagrada de Taniquetil, e as visitas ocasionais de Oromë, o Cavaleiro Selvagem; de todos os Valar somente Yavanna, a protetora das florestas e campinas entrou na Terra Média naquele tempo.
Sobre as todas as plantas da Terra Média Yavanna lançou um encanto protetor chamado Sono de Yavanna, de forma que a fauna sobreviveu a maldade do domínio de MelkorAs Eras da Escuridão fora os anos de glória de Melkor. Por seu ato de destruição das Lâmpadas o Senhor dos Escuro herdou por completo a mutilada Terra Média, pois os Valar desistiram de lhe fazer a guerra e cansados de luta partiam para o oeste. A Terra Média em ruínas e escura se manteve sob seu domínio durante dez mil anos mortais.

As Eras das Estrelas
O Nascer das Estrelas e o Despertar dos Elfos

Somente após muitas Eras de escuridão os Valar criaram novas luzes em Arda. Foi a Varda, a Senhora das Estrelas que usando o orvalho recolhido da Árvore de Prata reascendeu as estrelas do mundo. Então uma nova luz surgiu, e ela era como o brilhar de milhares de diamantes em uma cortina de veludo negro. As distorcidas criaturas de Melkor estavam tão desacostumadas a luz que gritaram a fugiram em pânico quando as estrelas iluminaram a Terra Média.Além do mais, o Renascimento das Estrelas marcou o Despertar dos Elfos. Pois quando as estrelas brilharam sobre a Terra Média, os Elfos acordaram com o brilho das estrelas em seus olhos, e algo de mágico daquela luz permaneceu lá para sempre.
O local do despertar foi Lago de Cuiviénen nas margens de Helcar, o Mar Interno ao sopé das Orocarni as Montanhas Vermelhas.O inínio das Eras das Estrelas foram também o momento de despertar de duas novas raças: os Anões que foram concebidos por Aulë, e os Ents que foram concebidos por Yavanna. Então Melkor tomado por inveja do trabalho de Aulë e Yavanna capturou alguns dos três novos povos, e por meio de torturas e privações criou novas formas de vida distorcida. Esses eram os Orcs e os Trools.Quando o Valar chamado Oromë soube do despertar das Crianças de Ilúvatar (os elfos) ele também soube da maldade de Melkor para com eles.
Foi formado um conselho de guerra, todos os Valar e muitos dos Maiar foram para a Terra Média onde trouxeram as legiões de Melkor para o combate. Este conflito ficou conhecido como a Guerra Da Ira. Nele os Poderes de Arda exterminaram exércitos de Melkor, quebraram o muro das Montanhas de Ferro e destruíram totalmente Utumno. Assim o domínio de Melkor sobre a Terra Média terminou, e ele foi levado acorrentado para Valinor e mantido prisioneiro por muitas Eras.
Durante o período que Melkor permanesceu aprisionado os Elfos inciaram a grande jornada em direção as Terras Imortais. Nem todos os Elfos conseguiram completar a Grande Jornada. Aquele que chegaram ao continente de Aman encontram um novo lar nas terras de Eldamar, e construíram as maravilhosas cidades de Tirion, Alqualondë e Avallónë. Os que não conseguiram completar a jornada o fizeram por amor a Terra Média, escolheram viver entre mortais e tiveram vidas gloriosas entre os homens.Melkor estava aprisionado, e de suas criaturas as que não foram destruídas na Guerra da Ira estavam escondidas cheias de medo. Tão grande foi a calma que se apoderou do mundo que estes anos ficaram conhecidos como A Paz de Arda.
Foram anos em que os Elfos e outros povos livres prosperaram como nunca, e sua sabedoria e força aumentaram até seu ápice. Foi nas Eras das Estrelas que os elfos da Terra Média em Beleriand fundaram um grande reino. Foram os Teleri seguindo o alto rei Élfico Thingol e a rainha Melian, que era uma Maia. Os elfos do reino de Beleriand eram conhecidos como Elfos Cinzentos, ou apenas como Sindar, tinham seu reino na grande floresta de Doriath, e sua capital era Menegroth das Mil Cavernas. Essa grande mansão foi esculpidas pelos Anões de forma a simular uma floresta de faias. Árvores, pássaros e animais silvestres foram esculpidos em pedra, e seus salões eram iluminados por lâmpadas de cristal e arejados por fontes naturais. Era uma das grandes maravilhas da Terra Média.
Durante muito tempo os senhores de Sindar foram os Elfos mais poderosos da Terra Média. A exceção dos Orcs não tinham nenhum inimigo, mas como aliados tinham os Laiquendi, chamados de Elfos Verdes, e os Anões de Belegost e Nogrod das Montanhas Azuis. Estes reinos do Anões de Nogrod e Belegost prosperaram em seu comércio com os Elfos de Beleriand através das Eras das Estrelas. Mestres em esculpir a pedra, eles escavaram amplas galerias sob as Montanhas Azuis em busca de metais preciosos e foram contratados pelos Elfos para escavarem a maior parte dos grandes halls e salas de Menegroth. Os Anões de Nogrod eram considerados os melhores ferreiros da Terra Média e forjaram espadas e lanças do aço mais nobre, enquanto os Anões de Belegost eram os melhores no feitio de malhas de aço e armaduras à prova de dragões.
Tão grande era a força do reino de Beleriand que sua aliança com outros Elfos se estendeu até a grande floresta de Eriador. Lá vivia uma raça ainda pouco conhecida pelos outros povos de Arda, eram os Ents, os gigantes Guardiões das Árvores. Este seres poderosos viviam amigavelmente com os Elfos de Sindar em Beleriand e com os Elfos da Floresta.Muito além da floresta de Eriador existia o maior reino dos Anões na Terra Média. Era chamado de Kazad-dûm, a Montanha dos Anões. Durante as Eras das Estrelas esse reino prosperou e estendeu seus salões por enormes cordilheiras de montanhas, embora seu papel das histórias de Beleriand tenha sido de pequena importância.As histórias dos Elfos contam que as Eras das Estrelas duraram dez mil anos dos mortais.
Foram as eras de maiores descobertas onde foram criadas maravilhas e acumulados conhecimentos nunca superados. Mas isso teve um fim quando Melkor foi libertado de seu cativeiro no continente de Aman. Fingindo estar arrependido de suas ações ele esperou os outros Valar baixarem sua vigilância e destruíu as duas Árvores dos Valar fugindo em seguida de volta a Terra Média onde se refugiou em Angband nas Montanhas de Ferro.A Paz de Arda teve um fim abrupto e a guerra se espalhou por toda a Terra Média. Assim as Eras das Estrelas tem um triste final.

A Primeira Era do Sol
Do Nascer do Sol e o Despertar dos Homens

Tolkien escreveu a maioria de sua histórias durantes as Eras do Sol, mas é bom lembrar que o sol é relativamente novo em Arda, e que a maioria da sua história se passou durante as Eras da Escuridão e as Eras das Estrelas. Segundo os Anais de Valinor o sol foi criado 30 mil anos dos mortais após a criação de Arda, e ainda assim o tempo decorrido na sua existência é monumental... cerca de 7063 anos mortais.Ainda segundo Tolkien, se passaram mais de 29 mil anos mortais desde que Yavanna criou as Árvores dos Valar até Melkor as destruir. Yavanna e Nienna salvaram uma flor de prata chamada Isil a Resplandecente e um único fruto dourado chamado Anor o Fogo Dourado. Aulë, o ferreiro dos Valar forjou dois grandes recipientes e no 30.000 ano mortal esses grandes recipientes foram levados ao céu.
Depois eles foram nomeados como sendo a Lua e o Sol, e desde então o mundo tem a noite seguida do dia sem que Melkor possa impedir isso. Assim como o Reascender das Estrelas marcou o Despertar dos Elfos, a Ascensão do Sol marcou o Despertar dos Homens. Quando a primeira luz do amanhecer entrou nos olhos dos Homens, eles despertaram para uma nova era. Pois assim como Ilúvatar havia concebido a raça imortal dos Elfos no início do Tempo e escondeu-os longe no Lago de Cuiviénen, então ele também concebeu a raça mortal dos Homens e escondeu-os a leste da Terra Média em um lugar chamado Hildórien, "e terra do segundo povo", além das Montanhas do Vento. Os Homens mal podiam ser comparados aos Elfos.
Seus corpos e espíritos eram frágeis e facilmente atingidos por males que não atingiam de maneira alguma os primogênitos, e mesmo comparados com os Anões tinham vida breve. Tomados por um sentimento de piedade, os Elfos ensinaram o que puderam a esse povo fraco, mas se surpreenderam em descobrir neles uma força secreta. A raça dos homens era a mais adaptável as mudanças do mundo, e embora muitos morressem eles procriavam rápido... mais rápido que qualquer outra raça a exceção dos maléficos Orcs.A princípio os Homens foram um povo nômade que percorria toda a Terra Média em uma viajem sem fim. De suas diversas tribos, os mais fortes e sábios eram os Edain, que também foram os primeiros a entrar no reino Élfico de Beleriand.
A primeira Era do Sol ficou para sempre conhecida como uma Era de grandes batalhas e de atos heróicos. Foi nesta Era que os Elfos Noldorin perseguiram Melkor até a Terra Média. Ele não apenas havia destruído as Árvores da luz de Valinor mas também assassinado o Alto Rei dos Noldor e roubado as jóias mágicas chamadas Silmarils. Essas três gemas eram o maior tesouro dos Noldor, e eram sagradas. Além disso nelas estava aprisionada uma parte da luz das Árvores dos Valar, e com a morte das Árvores os Silmarils se tornaram ainda mais preciosos. Foi com esse enredo que Tolkien escreveu O Silmarillion. O conflito dos Noldor contra Melkor durou seis longos séculos e teve seis batalhas monumentais entre os servos do Senhor Negro e os povos livres da Terra Média.Reçem liberto de seu cativeiro em Valinor, Melkor matou as duas Árvores dos Valar, apossou-se dos Silmarils e fugiu com a aranha Ungoliant para a Terra Média. Lá ele buscou proteção na fortaleza de Angband.
As guerras de Beleriand tiveram seu início uma década depois quando Melkor reuniu suas legiões de Orcs e as enviou contra os Elfos de Beleriand. Essa foi a primeira das seis batalhas da Guerra das Jóias, e a vitória foi dos Elfos sendo que as legiões de Orcs foram totalmente destruídas. A segunda grande batalha ocorreu quatro anos depois, antes mesmo do Sol ser criado. Ela foi chamada de Batalha Sob as Estrelas, ou Dagor-os Giliath. Os Orcs caíram sobre os recém chegados Noldor que estavam a noroeste de Beleriand, a desvantagem numérica era de três para um contra os Noldor que lutaram ferozmente por dez dias. Todos os Orcs foram novamente mortos e os poucos sobreviventes forçados a recuar para Angband.Somente no ano 56 da Primeira Era do Sol Morgoth conseguiu reunir forças para uma nova investida contra os Elfos. A terceira batalha foi chamada pelos Noldor de Batalha Gloriosa, ou Dagor Aglareb, por a luta foi vencida contra um exército de Orcs que era maior que os dois últimos reunidos.
Nesta batalha os Noldor não apenas barraram o avanço dos Orcs mas também lhes cortaram a fuga e os aniquilaram. Tão completa foi a vitória que por um período de quatro séculos foi mantido um cerco a Angband. Durante esses quatro séculos houveram pequenos problemas com os Orcs em Hithlum, e o ataque do Dragão Glaurung, mas em geral a paz reinou na Terra Média e poucas das criaturas do Senhor Negro ousaram sair das fronteiras das Montanhas de Ferro.De qualquer modo, quando Morgoth finalmente quebrou a Longa Paz, ele estava realmente preparado. No ano 455, suas legiões de Orcs foram lideradas por Balrogs e Dragões com hálito de fogo.
Esta foi a Quarta Batalha que foi chamada de Batalha da Chama Súbita, ou Dagor Bragollach. Esta foi seguida da Quinta Batalha, a Batalha da Lágrimas Incontáveis, ou Nirnaeth Arnodiad. Estas duas batalhas resultaram na final destruição de todos os Reinos Élficos de Beleriand. Em 496, Nargothrond foi saqueada. Logo depois Menegroth foi arruinada, e 511 marcou a queda de Gondolin, a última fortaleza Élfica. Morgoth reinou na Terra Média durante quase um século, mantendo seus habitantes submetidos a sua vontade pelo medo e pela dor. Em desespero os Elfos foram ao continente de Aman pedir ajuda aos Valar. Não suportando mais a crueldade de Melkor os Valar e muitos dos Maiar foram a Terra Média fazer a guerra contra o Senhor Negro.
Esse grande conflito ficou conhecido como A Guerra da Ira, ou A Grande Batalha. Foi uma luta monumental onde Angband foi destroçada até suas raízes, mas também o belo reino de Beleriand foi arruinado. As montanhas de Ferro e as Montanhas Azuis se partiram permitindo ao oceano invadir Beleriand, que afundou sumindo para sempre.Melkor foi novamente feito prisioneiro, julgado e condenado. Teve seus pés cortados e foi jogado no grande vazio de onde não poderia escapar. E assim terminou a Primeira Era do Sol.

Voltar    -    Menu    -    Continuação