De volta ao passado: uma visita aos estúdios da TSR na década de 1980

Nos dias de hoje, a internet nos propicia coisas que há muitos anos eram impossíveis, como por exemplo visitar a editora de seu jogo de RPG favorito. No meu caso, o Advanced Dungeons & Dragons.
Imagine se lá pelos idos da década de 1980 você tivesse a oportunidade de fazer uma visita a um lugar desses e conhecer tudo sobre seu hobby preferido? Pois teve um cara que fez exatamente isso.
Anthony Larme produziu um site descrevendo sua visita aos estúdios da TSR, em Lake Geneva, Wisconsin, EUA, em 1989, onde ninguém menos que Jeff Grubb atuou como seu guia de turismo.


Reapresento aqui a matéria, e convido a todos que se deliciem nesta viagem a um tempo que deixou saudades em todos os entusiastas do saudoso AD&D.
A Cidade


A única loja da TSR na cidade, vendendo livros, mapas e muitas Dragon Magazines.


Vista parcial da rua principal da cidade.


Pequena praia às margens do lago.

Antiga Sede


A rua principal de Lake Geneva, indo em direção a antiga sede da TSR.


Antiga sede da TSR (meados de 1970). Os críticos do jogo D&D costumavam dizer que o edifício era adequado porque ele se parecia com um castelo sombrio. Note a loja de chocolates no piso térreo.

Arredores da nova sede



Anthony fora TSR com alguns presentes (na foto: AD&D 2nd Edition Monstrous Compendium Vol.1) que lhe foi dada por Jeff Grubb.

A entrada para o armazém da TSR, ligeiramente abaixo do monte com o logotipo da editora.


A Entrada


Estante de exibição de produtos da TSR. Na primeira prateleira de cima está um grande livro de capa dura vermelho-alaranjado, é o AD&D Manual of the Planes, de Jeff Grubb, de 1987. À direita do livro estão alguns jogos de computador produzidos sob licença pela SSI, tais como Pool of Radiance. Mais à direita estão vários romances de Dragonlance.
Na prateleira do meio estão uma variedade de produtos de AD&D 2nd Edition, tais como acessórios de Forgotten Realms e romances, além dos sourcebooks Players Handbook e Dungen Master Guide.
Na prateleira de baixo estão produtos de Greyhawk.
O compartimento à esquerda contém produtos fora da linha do AD&D/D&D.


Prêmios ganhos pela TSR em convenções.

Dentro do editora


Escritório com prateleiras para cópias de seus muitos produtos.


Armazém da TSR com caixas cheias de produtos AD&D.


Dave Sutherland mostrando métodos de mapeamento e concepção para Forgotten Realms. Estes mapas acompanhariam produtos futuros.



Dennis Kauth, desenhista de miniaturas de chumbo, me deu algumas amostras sem pintura de sua obra - uma draconiana e um ogre magi. Um retrato extraordinariamente detalhada de uma mulher de cabelos vermelhos encontra-se em cima de uma estante na parte de trás da sala. Será ela a modelo usada para Alias, heroína do Azure Bonds? (Me diga aí Rafael Beltrame!!!)


Jeff Grubb assinando minha cópia romance de Forgotten Realms, Azure Bonds, de 1988.




Jeff Grubb com o mapa original do mundo de Forgotten Realms. O mapa foi desenhado pelo criador desse mundo de fantasia - Ed Greenwood, um canadense - na década de 1960. Jeff mantinha contato frequente com Ed quando se trabalha com produtos relacionados a esse mundo. Em 1989, Jeff foi o superintendente de desenvolvimento de Forgotten Realms na Segunda Edição do AD&D.


Fora do cubículo de Jeff. O interior é uma bagunça e equipado com um computador.



Jeff Grubb mostrando o departamento de mapeamento de mundos de fantasia.



Jeff Grubb em um escritório da TSR com mapas de Forgotten Realms nas paredes. A maioria dos escritórios tinha o calendário de 1989 de Forgotten Realms em suas paredes.

Artistas



Um dos muitos artistas excelentes e prolíficos de TSR - Clyde Caldwell. Ele trabalhou na mesma sala que Jeff Easley e Fred Fields. Os originais de seus trabalhos mais famosos ficava nas paredes atrás dele - por exemplo: no nível de minha cabeça, pode-se ver as estampas do Calendário de Dragonlance de 1987, o primeiro módulo Dragonlance: Dragons of Despair, e uma parcela do romance Mika de Greyhawk. Ao pintar, os artistas recebem duas frases curtas descritivas que devem pintar enquanto sua imaginação correr solta.



Mais originais de trabalho magnífico de Clyde Caldwell. Aqueles na linha superior foram utilizados principalmente para os D&D Gazeteers de Mystara. A linha abaixo detém um grande trabalho de uma ranger da Dragon Magazine 94, a capa de Azure Bonds, e a capa do romance Spellfire de Forgotten Realms. As linhas inferiores contêm pinturas variadas de menor importância.



Na mesma sala, outro artista da TSR, Jeff Easley foi encontrado no trabalho com originais de várias criações dispostas na parede atrás dele.
Da esquerda para a direita, a linha superior mostra uma pintura de Kitiara de Dragonlance, a capa frontal da primeira impressão do AD&D 2nd Edition Dungeon Masters Guide e do Players Handbook, uma pintura muito reutilizados com dragões da luta, e a capa de um acessório de Forgotten Realms.
Da esquerda para a direita, a linha inferior mostra um ídolo mágico de uma região desértica de Forgotten Realms como destaque no calendário de 1989, a capa do Calendário de Dragonlance de 1988, a capa do Oriental Adventures de Forgotten Realms, uma pintura de Raistlin lutando contra Fistandantilus do Calendário de Dragonlance de 1988 e a capa do AD&D 1st Edition Greyhawk Adventures.



No momento da minha visita, Jeff Easley estava trabalhando na capa da caixa básica de Spelljammer. Nas proximidades existem vários esboços e fotos que ele e todos os artistas fazem antes de pintar. Muitas das pessoas descritas nestas pinturas de fantasia são baseados em modelos da vida real.




Em seguida, recém-chegado à TSR, Fred Fields - em outra parte da sala dos artistas. Na época, ele era conhecido principalmente por seu trabalho em várias capas da Dungeon Magazine.


Almoço e fim do passeio




Jeff Grubb e sua esposa Kate Novak encontraram-nos para o almoço. Falamos sobre seu livro, várias outras questões da TSR (tais como a definição de Ravenloft e questões de censura), e eles me disseram que a maioria dos personagens de fantasia que eles e outros escritores da TSR criam são tipicamente nomeados com nomes de amigos e parentes. Kate assinou então a minha cópia do Azure Bonds.



Scan do autógrafo de Jeff Grubb na página de título de minha cópia do Azure Bonds. A assinatura é menor do que o de sua esposa e co-autora, Kate Novak (inscrito mais tarde, quando nos encontramos para o almoço em um parque nas proximidades).

A matéria original pode ser encontrada no site de Anthony: http://anthonylarme.tripod.com/dnd/index.html

Ele também pode ser contatado pelo e-mail: larme@hotmail.com